domingo, 17 de fevereiro de 2013

Areial tem história: ''Minha primeira escola''


Pela década de 70 comecei a freqüentar a Escola Paroquial, cujo nome oficial era “Instituto Educativo João XXIII”, que tinha como diretores o Padre Monsenhor Manuel Palmeira da Rocha e a Irmã Canísia Sonnemans (de nacionalidade Holandesa), ambos falecidos.

Foi neste Instituto que fiz o antigo primário. Sem dúvidas,  era uma ótima escola. Na época, mesmo sendo criança, percebíamos a grande preocupação que Padre Palmeira, Irmã Canísia e demais professores tinham com o bem-estar intelectual, emocional e social do seu alunado.

Lembro-me com muito carinho de todas as professoras que contribuíram para minha formação primária. São elas: Dona Gorete Grangeiro, Dona Maria de Jesus, Judy Ferreira, Daura Barbosa da Rocha, Dona Carmelita Jacinto de Melo, Neves Vieira e Irma Canísia. A merendeira era a senhora Tereza Balbino.

Hoje o Instituto não mais existe, mas para quem estudou nesta escola só resta muitas e boas recordações. Eu mesma tenho muitas recordações (lembranças) e outras concretas como:
                                                                   Escudo da Escola e capa do boletim

                                                                   Livros do primeiro e terceiro anos

                                                                                Boletim do 4º ano

                                                                          Certificado de Conclusão

Esse texto foi feito para ho menagear o Monsenhor Manuel Palmeira da Rocha, Irmã Canísia e todos os outros que contribuíram para a educação da cidade de Areial e também para avivar as lembranças de todos que passaram pelo Instituto Educativo João XXIII.

CRÉDITOS


Maria do Socorro Braga Guimarães (Socorro de Lêla)
Filha de Antônio França e  Irene Braga.
Pedagoga. Professora da rede municipal de Areial – PB.







         MATÉRIA ORIGINAL PÚBLICADA NO AREIAL VIRTUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário