A sessão iniciou como de costume com a oração em seguida já foi anunciada a realização da eleição para escolha do próximo Presidente. O atual Presidente Vereador Adriano anunciou a formação das chapas sendo: Chapa 1- Presidente: Veloso Netto, Vice-Presidente: Adriano Martins, 1° Secretário: Arinaldo Grangeiro e 2° Secretário: Luciano Barros. Na Chapa 2: Presidente: Audeni Fires, Vice-Presidente: Josivan Ferreira, 1° Secretário: Wilson Diniz e 2° Secretário: Antônio Tavares.
Tendo anunciado as formações das chapas o Presidente convocou cada vereador a ir pra uma sala onde faria o seu voto, colocaria num envelope e trazia a mesa da sessão. Concluindo as votações os votos foram conferidos e resultado foi anunciado: Chapa 1: Veloso eleito Presidente por 5 votos contra 4 para o Vereador Audeni. O público presente deu um forte aplauso ao anunciar o Presidente eleito.
Veloso ao seu pronunciar como Presidente eleito agradeceu a todos os amigos que o apoiaram em especial aos colegas vereadores onde fez questão de citar os nomes: Vereador Luciano, Vereador Arinaldo, Vereador Marcos e o Presidente Adriano que não se renderam as benéficas oferecidas pela situação e frisou “Homens de palavra anda existe, e aí está a prova”. E continuou dizendo que a atitude dos vereadores de oposição provou que tem compromisso com o povo de Areial e não com o poder, agradeceu a presença na votação dos vereadores de situação, e finalizou seu discurso dizendo que honrará os votos recebidos.
Audeni iniciou suas palavras dizendo que a política é um jogo de interesses, e que não registrou a chapa só por registrar mais afirmou que ao registrar automaticamente já se espera vencer e desejou saúde e boa sorte ao novo Presidente na condução da Câmara a partir de 2015.
O Presidente Adriano afirmou que no momento para se tornar presidente tinha feito um compromisso com os vereadores de oposição para na próxima eleição votar no vereador Veloso, não podia voltar atrás nesse compromisso e esse resultado deixa mais unido os vereadores de oposição, finalizou o Presidente a parte da sessão sobre as eleições.
Discussão sobre o Conselho do Fundeb
Na segunda parte da sessão do dia 09/abril a discussão foi para um assunto bastante polêmico da Secretaria de Educação que é a questão da formação do Conselho do Fundeb, conselho este que serve para fiscalizar os recursos destinados a Educação.
O Presidente Adriano convocou à mesa a ex-secretária de Administração do município Josimere Benjamin, o Secretário de Educação Afonso e lamentou a falta das representantes do Sintab mostrando convite que foi enviado as mesmas.
A razão dessa convocação explicou o Presidente a todos os presentes e ouvintes que é sobre a formação do Conselho do Fundeb que precisa obedecer a Lei. A questão foi levantada por algumas professoras que segundo elas a categoria não foi convidada para escolher seus representantes na formação do conselho.
A razão dessa convocação explicou o Presidente a todos os presentes e ouvintes que é sobre a formação do Conselho do Fundeb que precisa obedecer a Lei. A questão foi levantada por algumas professoras que segundo elas a categoria não foi convidada para escolher seus representantes na formação do conselho.
O Secretário de Educação no início das suas palavras falou que veio pra esclarecer e consertar o que estiver errado em relação a esse assunto. Ele afirmou que foi enviado convites para as entidades e também para que o Sintab indicasse os professores. O conselho foi formado sendo escolhida pra presidir a Professora Joselice que está num cargo comissionado. Segundo o secretário ele se baseou em outras formações anteriores do conselho e o erro vem da gestão passada. E afirmou: “O Conselho está formado, mais a presidência será alterada”
O motivo da discussão e o que tornou a formação do Conselho do Fundeb inrregular é o fato do Sintab não ter passado o convite a classe dos professores para que eles tivessem a devida representação na formação desse conselho como também a representação dos pais dos alunos. Adelice do Sintab não representa em nada os professores, que inclusive são mal representados pelo Sintab de Areial, falou Presidente Adriano.
Afonso afirmou que nunca o Sintab indicou professores, frase que causou certa revolta entre os professores presentes. O Presidente Adriano deu espaço para a ex-representante do Sintab e a diretora da Escola Geraldo Luiz, mais antes Adriano deu à palavra a ex-membro do Fundeb Josimere.
Josimere falou que foi membro no Conselho como representante do poder executivo na gestão passada, mais que nunca presidiu o conselho. E questionou a afirmação do Secretário, pois o Sintab realizou reuniões para escolha do professor representante e vários nomes foram aclamados.
Chamada à discussão a Professora Cleide que esteve à frente do Sintab por duas gestões ela confirmou que houve sim indicação dos Professores por parte do Sintab, e explicou detalhes de como tanto os professores como os pais de alunos eram indicados em assembléia. Cleide cobrou presença dos representantes do Sintab nessa reunião e disse que o Secretário se equivocou nas suas palavras.
O Secretário Afonso disse que serão tomadas todas as medidas para correção da formação desse conselho e que as próximas ações da Secretaria de Educação serão analisadas com mais cuidado e atenção.
Os vereadores no momento de usar da palavra elogiaram a capacidade do Secretário Afonso em cuidar da educação e atitude de reconhecer o erro em público se comprometendo em corrigir.
Fonte: Acessória de Comunicação da Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário