Um Patrimônio histórico e municipal de Esperança, está prestes a fechar as suas portas, DEFINITIVAMENTE, é a Casa de Saúde e Maternidade São Francisco de Assis fundada há 48 anos e que sobrevivendo através das ajudas do povo esperancense e de uma mísera doação do governo do estado que totalizam 68 mil reais para uma despesa de 110 mil reais por mês.
Pra quem não sabe, a “Maternidade,” (como é conhecida pelos populares) atende gratuitamente as pessoas de toda a região metropolitana de Esperança que engloba as cidades de Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Areia, Areial, Esperança, Montadas, Remígio e São Sebastião de Lagoa de Roça.
Contando com quase 30 funcionários, e em meio a redução de leitos devido a falta de recursos é possível perceber não só na tarde de hoje, mas todos os dias, uma grande demanda de pacientes que não são atendidos no hospital Municipal ou nos PSF’s do município que se aprochegam até a “Maternidade das irmãs holandesas em busca de um atendimento digno, descente e igualitário para todos.
É de cortar o coração ver leitos, vazios sem poder receber os pacientes porque não há como manter, é de cortar o coração ver o Centro Cirúrgico com cheiro de mofo e inutilizado a bastante tempo. Seus aparatos cobertos com lenções brancos, nos dá o entender que estamos em um necrotério, mas ao invés de encontrarmos cadáveres encontramos o que resta da Casa de Saúde e Maternidade São Francisco de Assis que aos poucos vai sendo sepultada pelos esperancenses, e a causa da morte todos nós sabemos: Descaso do poder público e também dos inúmeros empresários e empresárias esperancenses que poderiam se unir e salvar a nossa Maternidade.
Não podemos deixar que quase meio século de história se acabe, precisamos nos mobilizar, em gestos e ações, cobrar primeiramente de nós, para depois cobrar do poder público estadual, municipal e também de nossos empresários.
Para finalizar, deixo uma sugestão as autoridades do Estado e também do município, REPASSEM A TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA OU CRIEM UMA TAXA DE ÁGUA PARA QUE POSSAMOS ASSIM SALVAR A A CASA DE SAÚDE E MATERNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, GARANTO QUE TEM MUITO MAIS SERVENTIA, DO QUE JUNTAR A QUANTIA ARRECADADA NOS COFRES PÚBLICOS.
Fonte: Andrade Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário