segunda-feira, 29 de abril de 2013

Oficina recebe demandas para reedição do Projeto Rio Mamanguape em Lagoa de Roça


Associações de moradores e de agricultores, sindicato de trabalhadores, gestores de escolas, representantes da Prefeitura e de instituições ligadas a agropecuária participaram ontem de manhã (24/04), na Escola Pedro da Costa, em São Sebastião de Lagoa de Roça, distante 152 quilômetros de João Pessoa, da oficina para a apresentação de demandas para reedição do Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. A atividade foi uma retomada da programação da II Semana da Água de Lagoa de Roça, realizada na semana passada.
A oficina foi iniciada com a apresentação de uma reportagem do Programa Globo Rural sobre a construção dos tanques de pedra no município de Esperança. Em seguida, a articuladora da área de educação ambiental da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda – Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, Maria Zélia de Araújo, apresentou um relato das ações desenvolvidas no município de 2011 a 2013.
A coordenadora geral do Projeto Rio Mamanguape, Maria José dos Santos, falou em seguida e ressaltou o processo de organização do Projeto e seu funcionamento, orientado a partir das necessidades dos agricultores e da população rural. Ela também explicou que as demandas para o projeto surgem da população e são encaminhadas através dos comitês locais.
Maria José dos Santos informou que mesmo atuando nas áreas de projetos produtivos, políticas públicas, comunicação e recuperação de áreas degradadas, a ações desenvolvidas em recursos hídricos e de educação ambiental são prioridades do projeto.
Demandas
Em seguida presidentes de associações de agricultores, gestores de escolas municipais, Prefeitura e representantes de instituições públicas na área agropecuária apresentaram suas demandas para a reedição do Projeto. Muitos participantes solicitaram mudanças na forma de funcionamento do Comitê Local e sugeriram que a Coopacne deve trabalhar de forma mais próxima das associações e do sindicato de trabalhadores rurais. Vários líderes comunitários também aproveitaram a oficina para parabenizar as ações desenvolvidas pelo Projeto em Lagoa de Roça.
 Da oficina participaram as Associações dos Sítios Manguape de Baixo, Riacho Fundo, Santarem/ Cassunga, Maria Morais, Manguape/Alto dos Braz, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Núcleo de Integração Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Comitê Gestor Local do Projeto Rio Mamanguape, Secretaria Municipal de Educação e a representação do Escritório local da Emater e o vice-prefeito, Geraldo Germinio.
Fonte: Andrade Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário