sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Avaliação da gestão da Presidente Dilma Rousseff

O Blog Esquenta Paraíba abre uma rodada de enquetes, e para começar já está no ar uma enquete que visa avaliar o Governo da Presidente Dilma Rousseff, você pode votar na barra lateral ao lado, na próxima semana divulgaremos o resultado da consulta popular.
Biografia: 

Natural de Belo Horizonte, Dilma Rousseff é economista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A ex-ministra iniciou sua militância política aos 16 anos , em Belo Horizonte, e passou para a luta armada contra o regime militar. Foi presa em 1970, por quase 3 anos, e submetida a tortura.

Em 1967, em Minas Gerais, Dilma casou-se com Claudio Galeno. O jornalista, cinco anos mais velho, era integrante do movimento Política Operária (Polop). O casamento não durou em meio à luta armada e Dilma casou-se novamente, em 1969, com o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo , que conheceu nas reuniões do Comando da Libertação Nacional (Colina). Após deixar a prisão, Dilma mudou-se para Porto Alegre, em 1972. Em 1976, nasceu Paula Rousseff Araújo, sua única filha.

Embora tenha se firmado como candidata à sucessão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma é novata no PT (Partido dos Trabalhadores) . Em 1980, ela ajudou a fundar o PDT, legenda à qual permaneceu filiada até 2001, quando ingressou em sua atual legenda. Durante a campanha presidencial de 2002, que levou Lula ao Palácio do Planalto, Dilma ganhou destaque na equipe responsável por formular o plano de governo na área energética. Foi convidada então a ocupar a pasta de Minas e Energia em 2003. Dilma permaneceu à frente do ministério até junho de 2005.

Ela substituiu o ex-ministro José Dirceu , acusado de operar o esquema do mensalão . Em abril de 2009, revelou que estava se submetendo a tratamento contra um linfoma descoberto em um exame de rotina. Após sessões de radioterapia e quimioterapia, Dilma diz estar curada do câncer e, apenas alguns meses depois, o PT oficializou sua candidatura à Presidência da República nas eleições 2010 .

Recuperada do tratamento contra o câncer, Dilma comandou uma extensa campanha pelo País, tendo Lula como seu maior cabo eleitoral. Viu a corrida ser levada ao segundo turno, em meio a denúncias envolvendo sua antiga auxiliar e então ministra da Casa Civil Erenice Guerra. Na segunda etapa de votação, entretanto, Dilma confirmou o favoritismo e saiu vitoriosa das urnas.

Dilma tomou posse no dia 1º de janeiro e, desde então, passou a adotar um estilo mais discreto e reservado que o de seu antecessor. A petista empenhou-se em conciliar os partidos da base aliada, para montar sua equipe de governo . Além disso, a presidenta reservou uma fatia significativa dos cargos do primeiro escalão para as mulheres. Hoje, seu ministério é recordista na participação feminina. Desde o início do governo, entretanto, Dilma passou por diversas crises políticas, que resultaram na demissão de vários integrantes do primeiro escalão em meio a denúncias de corrupção.

Criticas ao Governo e denuncias de corrupção:

O governo Dilma é o que mais coleciona denúncias graves de corrupção desde a Proclamação da República em 1889. A opinião é do historiador da UFSCar, Marco Antônio Vila, que afirmou ainda que, do governo Deodoro da Fonseca em diante, nunca se viu tantos envolvidos em falcatruas em tão pouco tempo.

A mais recente incursão da Polícia Federal nas entranhas do governo Dilma resultou em 18 indiciamentos por corrupção, com seis prisões contabilizadas. O bando se dedicava a fraudar

pareceres técnicos para atender o interesse de empresas privadas dispostas a fornecimentos milionários para a União.

A chamada “Operação Porto Seguro” da Polícia Federal, aponta a chefe do escritório de Dilma Rousseff em São Paulo, Rosemary Noronha, como comandante do esquema. Trata-se de pessoa da mais estrita confiança do ex-presidente Lula e responsável pela nomeação de dois dos seis presos como corruptos. 

Um é Paulo Vieira, diretor de hidrologia da Agência Nacional de Águas, setor com peso sobre os bilhões de reais a serem gastos em saneamento. Outro é Rubens Vieira, Diretor de Infraestrutura da Agência Nacional da Aviação Civil, que cuida dos bilhões de reais em despesas com aeroportos.

Tanto a ANA quanto a ANAC divulgaram nota para dizer que as ações da polícia limitaram-se ao gabinete dos dois diretores, que são irmãos. Rosemary Noronha foi secretária de José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil do governo Lula, agora condenado à prisão por formação de quadrilha. E foi para ele que ela ligou na manhã de sexta-feira passada, pedindo ajuda porque a Polícia Federal vasculhava seu apartamento.

Apesar da gravidade dos fatos, o historiador da Universidade Federal de São Carlos, Marco Antônio Vila, fala que a farsa tende a se repetir nessa história. Em entrevista ao repórter Anderson Costa, ele aposta que, daqui a seis meses, ninguém mais se lembrará de mais essa roubalheira.

Outra estrela do governo Dilma envolvido na quadrilha dos pareceres é o advogado-geral da União, adjunto José Weber Holanda. É ele quem responde judicial e extrajudicialmente pela União nos casos de impedimento do titular do cargo, Luis Inácio Adams.

Fontes: Ultimo Segundo
                Jovem Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário