domingo, 6 de outubro de 2013

PMDB é o mais prejudicado na troca-troca de partidos na Paraíba; PSDB saiu fortalecido

No toca-troca de partido, encerrado ontem, o PMDB foi o mais prejudicado na Paraíba. O PSDB e o PSL foi dois dos que mais cresceram. O PMDB perdeu dois deputados federais (Benjamin Maranhão e Wilson Santiago Filho) e dois deputados estaduais (Doda de Tião e Iraê Lucena), além de um vereador na Capital (João Almeida), um suplente importante (Fernando Milanez Neto) e um ex-candidato a prefeito de peso (Jullys Roberto), filho do deputado estadual Márcio Roberto, do município de São Bento.

O deputado Benjamin Maranhão rompeu com o tio, o ex-governador e ex-senador José Maranhão (presidente estadual do PMDB), e ingressou no recém-criado Partido da Solidariedade, cuja presidência nacional está com o deputado federal Paulo Pereira da Silva, conhecido como Paulinho da Força Sindical.

Wilson Filho

Wilson Filho foi para o PTB, partido comandado pelo seu pai, o ex-senador Wilson Santiago, que também abandonou as hostes peemedebistas. Inicialmente, Doda de Tião foi para o PPL, mas acabou no PTB, que também ganhou o ex-deputado Walter Brito Neto e o ex-vereador de Campina Grande, Fernando Carvalho.

Iraê Lucena

Iraê Lucena, filha do ex-senador Humberto Lucena, trocou o PMDB pelo PSDB, a convite do senador Cássio Cunha Lima. O vereador João Almeida acompanhou Benjamin Maranhão no Solidariedade. O suplente Fernando Milanez Neto preferiu o PT, embora seu pai, o vereador Fernando Milanez Filho, tenha permanecido no PMDB.

Jullys Roberto

Márcio Roberto ficou no PMDB, mas Jullys, seu filho, foi para o PEN. O PEN já tinha recebido, este ano, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (ex-PSB), e agora ganhou o radialista Samuka Duarte, o nadador Kaio Márcio, o ex-prefeito e agora deputado Bado Venâncio (ex-PSL), e a empresária Alice Ribeiro.

PSDB saiu fortalecido

O PSDB saiu bem fortalecido. Ganhou, além da deputada Iraê Lucena, o ex-deputado Flaviano Quinto Ribeiro Coutinho, o ex-deputado Dunga Júnior, o ex-candidato a prefeito de Patos, Dinaldo Wanderley Filho, o ex-prefeito de Sousa, Fabio Tyrone, mas perdeu o deputado Hervázio Bezerra e o ex-deputado João Fernandes. O recém criado Solidariedade ganhou, além de Benjamin e João Almeida, os vereadores Felipe Leitão (ex-PP), Professor Gabriel (ex-PDT) e Professor Gabriel (ex-PT do B). O PP perdeu Felipe Leitão, mas ganhou o filho do prefeito de Santa Rita, Reginaldo Pereira Segundo.

PSL: crescimento significativo

Outro partido que teve crescimento significativo foi o PSL, do deputado Tião Gomes. Segundo ele, se filiaram ao PSL lideranças sem mandato, mas importantes no cenário político da Paraíba, como o ex-senador Ney Suassuna, a secretária de Estado Aracilba Rocha, os ex-deputados João Bosco Carneiro Júnior, Ramalho Leite e Biu Fernandes, e o médico e ex-candidato a vice-prefeito de João Pessoa, Ítalo Kumamoto,

Também ingressou o PSL o empresário e ex-deputado Bertrand Medeiros, filho dos ex-deputados e ex-prefeitos de Patos, Rivaldo Medeiros e Geralda Freire Medeiros (ambos falecidos). Betrand tem grande penetração na cidade de Patos por causa do trabalho realizado pelos seus pais na administração municipal. Lideranças de Campina Grande como o vereador Inácio Falcão e o ex-vereador Cassino Pascoal também ingressaram no partido de Tião Gomes.

“Nosso partido, o PSL, foi o que mais se fortaleceu dentro do prazo fixado pela legislação eleitoral para as filiações de quem pretende se candidatar nas próximas eleições”, comentou o deputado e presidente estadual do PSL, Tião Gomes. Segundo ele, o PSL vai se coligar com o PT do B, nas próximas eleições para tentar eleger uma bancada de, no mínimo seis deputados estaduais e um federal.

PT

O PT ganhou Fernando Milanez Neto, mas perdeu o ex-deputado estadual e suplente de federal, Jeová Vieira Campos, e o presidente da seccional paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), Odon Bezerra. Partido da presidente da República e do ex-presidente Lula, o PT não saiu do canto na Paraíba. Há dez anos no poder, o partido não cresce no Estado.

PSB

O PSB do governador Ricardo Coutinho se fortaleceu com as filiações de Jeová Vieira, do ex-prefeito de Picuí, Buba Germano, do deputado Hervásio Bezerra, do secretário de Comunicação de Pernambuco, Evaldo Costa, e do ex-deputado João Fernandes, além do ex-reitor da UFCG, Thompson Mariz, e do empresário Artur Almeida, conhecido como Bolinha, de Campina Grande.

Não perdeu, nem ganhou

O DEM não perdeu ninguém importante. Também não ganhou. Permaneceu com o deputado federal Efraim Filho e seu pai, o ex-senador Efraim Morais., além dos dois deputados que já dispunha: Domiciano Cabral, Assis Quintans e Lindolfo Pires. A mesma coisa aconteceu com partidos como o PR, que se manteve com os deputados Wellington Roberto (federal) e Caio Roberto (estadual), pai e filho. O PSC se mantém com o deputado federal Leonardo Gadelha e os deputados estaduais Arnaldo Monteiro, Guilherme Almeida (licenciado) e Carlos Batinga. O PPS não recebeu ninguém de peso. O PTN recebeu o deputado Janduhy Carneiro.


Fonte: Do Correio da PB / Fala Prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário