quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Padre Josandro 10 anos de vida sacerdotal


 O sacerdote encontrará sempre e somente em Cristo a fonte da sua própria identidade. A grandeza e a beleza do Sacerdócio consistem, justamente, no chamado a ser outro Cristo.


.

Homem de Deus

Para compreender o grande dom e mistério que é o Sacerdócio, faz-se necessário partir de Jesus Cristo. O sacerdote encontrará sempre e somente em Cristo a fonte da sua própria identidade. A grandeza e a beleza do Sacerdócio consistem, justamente, no chamado a ser outro Cristo. O ser e agir em Cristo passa a ser a medida da vida de cada homem, que é chamado a configurar-se a Cristo Sacerdote. Portanto, nunca deverá ser o mundo, as circunstâncias sociais e até mesmo as mudanças de épocas que deverão, de algum modo, definir a essência do Sacerdócio, pois há uma única fonte de revelação e definição deste Mistério Divino, em favor da salvação da humanidade. 
O sacerdote encontra, enfim, a sua identidade mais profunda no próprio Cristo, que é o Sumo Sacerdote e Mediador da nova e eterna Aliança (Cf. Hb 4,14). No Novo Testamento, Jesus Cristo é apresentado como o único Mediador entre Deus e os homens, Ele que se entregou em favor de todos (Cf. 1Tm 2,5-6).  

O sacerdote, por meio de uma configuração que transforma a sua vida profundamente, torna-se “in persona Christi”, mediador entre Deus e os homens. Escolhido dentre os homens, este passa a existir em favor dos homens (Cf. Hb 5,1). O sacerdote está marcado com o selo do sacerdócio de Cristo para participar da sua função e missão. Desta união sacramental a Jesus Cristo, vemos que o sacerdote é um homem de Deus, por isso ele é chamado a viver esta união profunda por meio da intimidade divina, é chamado a ser um “especialista” dos mistérios divinos para assim comunicar aos homens.

Homem para os outros

Desta vida inteiramente vinculada ao Senhor, se abre para o sacerdote um imenso campo de testemunho na vida da Igreja que o torna, também, um homem para os outros. Como afirmava o Santo Cura d´Ars, ele não existe para si mesmo, mas para os outros. Somente na oferta de vida, o sacerdote encontra o sentido da sua ordenação sacerdotal, que visa à salvação dos homens. 
A sua oferta se inspira na oferta do Senhor, que veio para servir e não para ser servido, para entregar livremente a sua vida e não para retê-la. Esta doação se dá pelo anúncio da Palavra, pela celebração da Eucaristia, pelo ministério da Misericórdia, pela administração dos sacramentos, como também através de cada ato solícito de caridade pastoral para com cada homem e, de maneira particular, para com os mais necessitados.
Tendo em Cristo a raiz e fonte de inspiração por natureza, o Sacerdócio é na Igreja e para a Igreja. Ele é chamado, por amor, a oferecer toda a sua vida de uma maneira esponsal pelo bem da amada Igreja. Por meio do mistério eucarístico, Cristo oferece-se sempre de novo. Deste modo, de maneira especial na Eucaristia, nós aprendemos o amor de Cristo e, por conseguinte, o amor à Igreja.
 
 Vejamos quem é o Padre:
É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade.
Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus para todos. 
O padre é aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística , ele trás Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio. 
O padre alimenta seus fiéis por esse sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho.
Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo Pastor. O Padre deve ser o pastor atencioso de seu rebanho. 
Deve guiar por bons caminhos, orientando nas dificuldades e prevenindo quando necessário. Deve defender seus irmãos dos lobos modernos que devoram os menos esclarecidas e dos ladrões que atacam, que confundem e dispersam o único rebanho do Senhor.
Padre é o homem de Deus que deve estar no meio do povo: nas Paróquias, nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e marginalizados... É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós.

''Padre Josandro 10 anos de vida sacerdotal, de total entrega ao reino de Deus e sacrificios por seu rebanho''
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário