quinta-feira, 18 de abril de 2013

Centro de Idosos em parceria com projeto SemeArt em Pocinhos é reconhecido em todo estado por suas ações voluntárias


Instituto Engenheiro Apolonio Sérgio de Oliveira Melo, esse é nome do centro de assistência ao idoso localizado na cidade de POCINHOS-PB.
 
O instituto foi inaugurado em 24 de agosto de 2011 na cidade de Pocinhos, a primeira etapa de um projeto sonhado em vida pelo engenheiro pocinhense Apolonio Sérgio de Oliverira Melo (46 anos), que faleceu em Pernambuco, vítima de um acidente automobilístico. Ele se formou cedo e conseguiu alcançar o sucesso profissional ainda muito jovem e se transformou no alicerce da família contribuindo com os estudos e o bem estar de todos, como revela a médica Adriana Apolônio que com o apoio do irmão se formou e montou sua clínica.

Sérgio Apolônio não pensava só na família. Ele queria muito mais. Ele pensava em fazer algo por seus conterrâneos mais carentes. Pelas crianças, principalmente as especiais. Pelos idosos. Ele não comentava com ninguém sobre suas intenções, mas escrevia e guardava seus escritos. Os pais e os irmãos o tinham como um grande ídolo porque só pensava em ajudar o próximo.

A morte prematura de Sérgio Apolônio chocou a todos. Por quê? Mas seria o destino? A irmã Dra. Adriana acredita que sua partida era providencia divina para que seus sonhos se tornassem realidade, principalmente depois que encontraram suas cartas falando de suas intenções em fazer algo pelos seus conterrâneos.

A família encontrou forças. Procurou o padre Severino Firmino da Silva, vigário de Pocinhos que realiza um trabalho social intenso na paróquia. Daí surgiu à ideia de se criar a Fundação Engenheiro Sérgio Apolônio de Oliveira Melo. Ele tinha uma conta específica com recursos financeiros para um dia fazer algo pelo social.

A idéia saiu do papel e se tornou realidade. A igreja destinou uma antiga casa de sua propriedade e com o trabalho voluntário de engenheiros e arquitetos foi iniciada a construção de um Instituto de Convivência para os idosos inaugurado em uma Quarta-feira ( 24 de agosto de 2011).

O instituto conta com a participação de voluntários, os mesmos participam de atividades culturais e de lazer. Daí surgiu o grupo SemeArt liderado por uma das irmãos do engenheiro Apolonio Sergio de Oliveira Melo, Simone Melo.

Segundo Simone Melo, o SemeART foi um PROJETO que surgiu em Pocinhos, pela necessidade de um trabalho junto a natureza, onde já existia em João Pessoa o PROJETO NOVAS ÁRVORES. Onde a mesma (Simone Melo) coletava sementes, plantio e distribuição. Totalizando 700 mudas distribuídas. Era convidada para palestras em escolas, plantio de árvores juntos aos alunos e até atividades escolares sobre a conscientização de preservar.

Quando cheguei aqui, senti que me faltava alguma coisa, onde levei a proposta aos voluntários do CCI (Centro de Convivência do Idoso), e assim começamos. Com o passar do tempo, percebi que os voluntários tinham como desenvolver outros trabalhos, e assim lançamos a Cia Teatral, onde são desenvolvidos PROJETOS junto à arrecadação de alimentos e distribuídos em Instituições sérias, que sempre nos pedem esse auxilio. Hoje o SemeART cresceu, talvez pela sua maneira de trabalhar e mais uma vez sentimos a necessidade de parrar e pensar novos PROJETOS, sentindo assim a necessidade de ter a dança. Assim surgiu a Cia Teatro e Dança, onde estamos abrindo as portas e dando oportunidade a cada um de mostrar o seu compromisso e o seu trabalho junto ao SemeART. Mas mesmo com tanto corre-corre, ensaios, reuniões. A necessidade de estar fazendo esse trabalho junto a natureza não me saiu da cabeça, e agora estamos lançando novos PROJETOS junto a nossa cidade, nos completando e nos dando a certeza de estar no caminho certo. Concluiu Simone de Oliveira Melo.

E vêm novidades por aí, o mais novo projeto do instituto será um abrigo para acolher idosos da cidade de Pocinhos, participe dessa vitória e seja um dos voluntários.

Fonte: Se Liga Aì

Nenhum comentário:

Postar um comentário